
Especialistas
INICIAL - Mariana Lucieto

Em casos de emergência Caso você tenha alguma emergência que este especialista possa lhe atender, favor ligar no número abaixo para mais informações. (51) 3705-1080 / 98608-0949
CBO Clinica Medica Geral (Registro: 39388)
Formado Bacharel em Clinica Geral pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
Residência Médica em Clinica Medica - UFPEL
MOTIVOS PARA PROCURAR PRONTO ATENDIMENTO/ PRONTO SOCORRO
A saúde é uma questão que fragiliza muito o ser humano e a atenção a sinais de que algo não está bem com o organismo podem indicar urgência em procurar um pronto-socorro. No entanto, nem sempre esses sinais parecem tão claros e, às vezes, não é fácil saber quando buscar o atendimento de emergência de um hospital.
DOR FORTE OU REPENTINA - Dores fortes e sem razão aparente precisam ser analisadas por um médico O MAIS RÁPIDO POSSIVEL. As dores que podem representar gravidade são: abdominais; no peito; no ventre; na região dos rins e dores de cabeça que aparecem de forma súbita, ainda mais quando associados a sintomas como vômitos, palpitações febre e perda de consciência (desmaio). Já as dores crônicas e com causas definidas também podem comparecer ao pronto atendimento, porem o tempo de espera será mais prolongado se comparado a atendimentos de emergência.
ACIDENTES COM TRAUMA CORPORAL - Ferimentos em consequência de acidentes que causem perda de consciência (acidente de trânsito, choque elétrico, afogamento), sangramento, cortes, dor, (ENTORSE, QUEDAS) e dificuldade de movimentar (trauma neural) . Esses sinais precisam ser acompanhados por um médico para que seja indicado o tratamento correto DE IMEDIATO - NA HORA QUE ACONTECEU O ACIDENTE.
Desmaio, confusão mental e perda de consciência - É fundamental procurar um serviço de emergência nesses casos, sobretudo se estiverem associados a outros sintomas como falta de ar ou vômito, por exemplo, já que podem indicar problemas graves de saúde, como doenças cardíacas ou neurológicas. EM IDOSOS O CUIDADO É REDOBRADO, sonolência excessiva ou agitação com confusão mental podem ser o único sinal de alerta para algum processo infeccioso.
Dormência ou dificuldade de movimentar - Em situações de perda de memória súbita; diminuição da força nos membros; confusão mental; perda de sensibilidade (formigamentos); dificuldade de movimentar-se e dor de cabeça, há suspeita de AVC, então, é indispensável procurar ajuda médica de imediato!
Febre - Quando a febre está associada a outros sintomas como falta de ar, por exemplo, é indicado que se procure um pronto-socorro.
Os demais sintomas que persistem por período maior que 24 hs (não são urgências), doenças crônicas conhecidas (dor nas costas, diabete controlado, hipertensão - em situações de rotinas -- tipo pedir exames, insônia, constipação), trocas de receitas médicas de uso contínuo, transtorno depressivos e ansioso sem desejo de morte iminente são patologias que podem ser tratados pelos médicos ambulatoriais - tanto no Posto de Saúde quanto em consultórios.