Notícias
INICIAL - NOTÍCIAS
Notícias
Câncer de pele: atenção aos sinais que a pele dá
O carcinoma epidermóide é o segundo tipo mais comum de câncer de pele e se desenvolve a partir das células escamosas, localizadas nas camadas mais superficiais da pele. Embora possa surgir em qualquer região do corpo, é mais frequente nas áreas que recebem maior exposição solar ao longo da vida, como rosto, pescoço, orelhas, mãos e antebraços.
A exposição excessiva e contínua ao sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento da doença. No entanto, o carcinoma epidermóide também pode aparecer em cicatrizes antigas, feridas que não cicatrizam e áreas da pele que já passaram por tratamento com radioterapia. Alterações em verrugas, manchas, feridas ou lesões com aspecto escamoso, dolorosas ou não, devem sempre ser observadas com atenção.
De acordo com o médico cirurgião e clínico geral, Igor Elias Gheller, o diagnóstico precoce faz toda a diferença no tratamento. Quando identificado nos estágios iniciais, o tumor pode ser removido de forma segura, reduzindo significativamente o risco de complicações mais graves, como a invasão de tecidos vizinhos ou a disseminação para outros órgãos.
“Nos estágios iniciais, o carcinoma epidermóide costuma se manifestar como um nódulo ou manchas avermelhadas e irregulares, que crescem rapidamente e apresentam descamação. Com o tempo, essas lesões podem evoluir para feridas que sangram, coçam, não cicatrizam ou formam protuberâncias rugosas, semelhantes a uma couve-flor,” destaca.
O tratamento é, na maioria dos casos, cirúrgico, com a retirada completa do tumor. Em algumas situações, pode ser necessário complementar o tratamento com radioterapia. Quanto mais cedo a cirurgia for realizada, maiores são as chances de cura e menores os riscos de metástase, que podem tornar a doença mais grave.
Cuidados
Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h;
Utilizar protetor solar diariamente com fator de proteção 30 ou superior;
Usar roupas adequadas, chapéus e óculos escuros, além de observar regularmente a própria pele;
Ao perceber qualquer alteração suspeita, procurar um dermatologista é fundamental.
Marque sua consulta
A Associação Hospitalar Marques de Souza, está localizada na Rua 10 de Novembro, nº 806, no Centro de Marques de Souza. Para mais informações, os contatos disponíveis são o WhatsApp (51) 9.8608-0949 e o e-mail ahms.contato@gmail.com.
Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação
