Notícias

Combate ao câncer de pele começa com informação

O câncer de pele é um grupo de tumores malignos que surgem em qualquer região da pele (inclusive no couro cabeludo). Como outros cânceres, é marcado pelo crescimento anormal e descontrolado das células. A chance de cura é alta quando diagnosticada nas fases iniciais.

De acordo com o clínico geral Dr. Igor Elias Gheller, as causas mais comuns estão relacionadas à exposição excessiva e desprotegida aos raios ultravioleta (UV), seja por meio da luz solar ou de câmaras de bronzeamento artificial. Fatores genéticos, pele clara, histórico familiar da doença e queimaduras solares prévias também aumentam o risco de desenvolvimento da doença, enumera.

Quando diagnosticado nas fases iniciais, o câncer de pele apresenta altas chances de cura, especialmente se tratado corretamente. “O tratamento depende do tipo e da extensão da lesão, podendo incluir cirurgia para remoção do tumor, radioterapia, crioterapia ou terapias medicamentosas.”

Prevenir é a melhor escolha

A prevenção é a melhor forma de combater o câncer de pele. Entre as orientações, Dr. Igor destaca evitar a exposição ao sol nos horários de maior intensidade (entre 10h e 16h), usar protetor solar com fator adequado, roupas com proteção UV, chapéus e óculos escuros são atitudes fundamentais.

“Além disso, é essencial realizar o autoexame da pele e consultar um dermatologista periodicamente para avaliação profissional.”

Agende sua consulta

O profissional atende na Associação Hospitalar Marques de Souza sob agendamento. Os pacientes podem reservar sua consulta pelo WhatsApp (51) 9.8608-0949 ou telefone (51) 3705-1080. Ele também atende em Soledade - (54) 9.9244-2533 (WhatsApp).

Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação