Notícias

Recursos do Fundo Social serão investidos no cuidado com as pessoas

O Sicredi Integração RS/MG destinou quase R$ 2 milhões para 172 projetos sociais neste ano, contemplando 135 iniciativas no Rio Grande do Sul e 37 em Minas Gerais. Os valores são oriundos do Fundo Social, que aplica 2% do resultado anual da cooperativa em ações que fortalecem comunidades e contribuem para a melhoria da qualidade de vida.

Entre as instituições beneficiadas está a Associação Hospitalar Marques de Souza, que recebeu R$ 40 mil em 2025. A entrega simbólica ocorreu na manhã de hoje e contou com a presença do presidente do Conselho de Administração da Sicredi Integração RS/MG, Luiz Mário Leite Berbigier, do diretor executivo Fabrício Marcelo Closs, do gerente da agência de Marques de Souza, Felipe Rempel da Luz, e do conselheiro de administração Clécio Frederico Schwengber. Representando a entidade, participaram o presidente Marco Aurélio Lima Trindade e o diretor administrativo, Joel Zanella.

“Sem apoio, fechamos as portas”

O presidente da Associação, Marco Aurélio Lima Trindade, lembrou que, ao assumir a gestão há nove anos, toda a parte financeira foi migrada para o Sicredi, pela confiança no atendimento e na parceria próxima com os cooperados.

Segundo ele, o apoio da cooperativa tem sido essencial para a sobrevivência da instituição. “Sem ajuda dos parceiros é inviável manter as portas abertas. O hospital sempre é contemplado com uma das maiores parcelas do Fundo Social, o que demonstra a visão da cooperativa sobre a importância do nosso papel na sociedade.”

Marco Aurélio também citou outros projetos viabilizados pela Sicredi, como a inauguração da Farmácia (100% financiada), a colaboração ao Lar de Idosos Dona Dora e a instalação de duas usinas fotovoltaicas que reduziram custos e ampliaram a infraestrutura.

“Estamos umbilicalmente unidos. Isso nos fortalece, melhora nossa estrutura, diminui despesas e nos permite oferecer um serviço mais humano e de qualidade aos pacientes.”

Cooperativismo na prática

Durante o ato, o presidente do Conselho de Administração, Luiz Mário Leite Berbigier, ressaltou que o Fundo Social é resultado da união dos cooperados e da prática genuína do cooperativismo.

“Agradecemos à Associação pelo trabalho realizado. Quem faz a Sicredi são as pessoas: um grupo que trabalha e se dedica, que se posiciona e permanece próximo. Desde 1995, temos como valores o acolhimento, o respeito e o carinho. Retribuímos à comunidade aquilo que conquistamos. Em março completamos 30 anos de história, e nada é apenas econômico ou financeiro. Sustentabilidade é necessária, mas quando conciliamos com o lado social, praticamos o cooperativismo verdadeiro, humano e inclusivo. É isso que nos move. Contem sempre conosco.”

Ele finalizou desejando saúde para que todos possam seguir com esse trabalho em prol das pessoas, reforçando o compromisso de estar ao lado das entidades e associados.

Fotos e texto Giovane Weber/FW Comunicação