Notícias

Úlceras Pépticas: a importância da prevenção e do tratamento adequado

As úlceras pépticas são feridas que se formam no revestimento interno do estômago ou do duodeno, que é a primeira parte do intestino delgado.

Elas surgem, principalmente, devido a um desequilíbrio entre os mecanismos de proteção da mucosa digestiva e os agentes agressores, como o excesso de ácido gástrico. Entre os fatores mais comuns associados ao problema estão a infecção pela bactéria Helicobacter pylori e o uso frequente de medicamentos anti-inflamatórios.

Os sintomas mais frequentes incluem dor ou queimação na região do estômago, que pode melhorar ou piorar com a alimentação, além de indigestão, sensação de estufamento, azia, náuseas, às vezes acompanhadas de vômitos e perda de apetite em função do desconforto.

Em situações mais graves, podem ocorrer fezes escurecidas ou avermelhadas, sinal de sangramento no trato digestivo, o que exige avaliação médica imediata.

Hábitos saudáveis

Segundo o médico cirurgião e clínico geral, Igor Elias Gheller, a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado das úlceras pépticas são fundamentais para evitar complicações e garantir mais qualidade de vida à população.

Segundo ele, a prevenção envolve hábitos saudáveis, como evitar o tabagismo, reduzir o consumo de álcool, não se automedicar e manter acompanhamento médico regular.

A maioria das úlceras pépticas cicatriza com tratamento medicamentoso adequado, que reduz a acidez do estômago e combate a infecção quando presente. Em casos de complicações, como sangramentos ou perfurações, pode ser necessário tratamento adicional. Muitos desses problemas podem ser diagnosticados e tratados durante a endoscopia.

Agende sua consulta

A Associação Hospitalar Marques de Souza, está localizada na Rua 10 de Novembro, nº 806, no Centro de Marques de Souza. Para mais informações, os contatos disponíveis são o WhatsApp (51) 9.8608-0949 e o e-mail ahms.contato@gmail.com.

Fotos Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação