Notícias
INICIAL - NOTÍCIAS
Notícias
Urologista reforça a importância da prevenção ao câncer de próstata
O mês de novembro é dedicado à conscientização e combate ao câncer de próstata, uma das doenças mais comuns entre os homens. O urologista Dr. Cláudio Luis Loureiro alerta para a importância do diagnóstico precoce e destaca que, quando identificado em estágio inicial, o câncer de próstata pode ter até 90% de chances de cura.
No Brasil, essa é a segunda neoplasia mais frequente na população masculina, ficando atrás apenas dos cânceres de pele. “Todos os anos, cerca de 70 mil novos casos são diagnosticados no país, resultando em mais de 17 mil mortes. Esses números demonstram o quanto a doença é prevalente e a urgência em falar sobre prevenção.”
Segundo ele, homens com histórico familiar da doença devem iniciar os exames preventivos a partir dos 45 anos. Já para os demais, a recomendação é iniciar os cuidados a partir dos 50 anos. “O diagnóstico preventivo é feito por meio do exame de toque retal — hoje amplamente desmistificado — e do exame de sangue PSA. A combinação dos dois permite ao médico avaliar o risco e, se necessário, iniciar uma investigação mais detalhada.”
O câncer de próstata é silencioso em seu estágio inicial, não apresentando sintomas evidentes. Por isso, a única forma eficaz de detecção precoce é por meio de exames regulares. Conversar com um médico de confiança é o primeiro passo para cuidar da saúde e preservar a qualidade de vida.
“A prevenção salva vidas. A melhor forma de combater o câncer de próstata é o cuidado com a saúde e a informação.”
Dicas importantes:
Homens com histórico familiar devem iniciar os exames a partir dos 45 anos
Homens sem histórico devem começar aos 50 anos
Realizar o exame de PSA e o exame de toque retal anualmente
Buscar atendimento médico mesmo sem sintomas
Manter hábitos saudáveis: alimentação equilibrada, prática de atividades físicas e abandono do tabagismo
Sintomas mais comuns (em estágios mais avançados):
Dificuldade para urinar
Jato urinário fraco ou interrompido
Presença de sangue na urina ou no sêmen
Dor óssea, especialmente na coluna e quadris
Perda de peso inexplicada
Marque sua consulta
O Hospital Marques de Souza está localizado na Rua 10 de Novembro, nº 806, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (51) 9.8608-0949 ou pelo e-mail: ahms.contato@gmail.com.
Foto Divulgação e texto Giovane Weber/FW Comunicação
